segunda-feira, agosto 18, 2008

CAATINGA





Caatinga do tupi-Guarani: caa(mata) + tinga (branca) = mata branca

A caatinga ocupa uma area de cerca de 750.000km², cerca de 11% do territorio nacional

a caatinga é um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo. Apesar de que o bioma Caatinga é pouco conhecido, estudos identificaram até agora uma gama de espécies bastante ampla. A biodiversidade da caatinga se compõe de mínimo 1.200 espécies de plantas vasculares, 185 espécies de peixes, 44 lagartos, 47 cobras, 4 tartarugas, 3 crocodilos, 49 anfíbios, 350 pássaros e 80 mamíferos. A porcentagem de endemismo é muito alto entre as plantas vasculares (aprox. 30%), e um pouco menor no caso dos vertebrados (até 10%). (veja também

•O Parque Estadual Dunas do Natal está compreendido numa faixa litorânea no sentido norte-sul na região da Grande Natal (05° 46' S, 35° 12' W). Possui uma área de 1.172 ha, tendo como pontos limítrofes, as praias de Mãe Luiza, ao norte, e Ponta Negra, ao sul, com 9 km de extensão longitudinal. O Parque das Dunas representa uma área de prersevação, criada por Legislação Estadual através do decreto número 7.237, de 22/11/77.

•A caatinga tem uma fisionomia de deserto, com índices pluviométricos muito baixos, em torno de 500 a 700 mm anuais. Em certas regiões do Ceará, por exemplo, embora a média para anos ricos em chuvas seja de 1.000 mm, pode chegar a apenas 200 mm nos anos secos.

Um trabalho com o objetivo de recuperar áreas degradadas a partir do plantio de árvores nativas da Caatinga, a fim de reflorestar a mata devastada. É o projeto que está sendo desenvolvido em Quixadá, município do Sertão Central, localizado a 168 quilômetros de Fortaleza, graças a uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Instituto de Convivência com o Semi-Árido, uma Organização Não Governamental sediada no município, e Sindicato local dos Trabalhadores Rurais


Composta pelos estados de: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do norte de Minas gerais.


Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela Caatinga, em quase 800 mil km2 de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.

Mas a caatinga não é tudo as maravilhas também a lugares onde a poluição predomina totalmente.

•"Todos precisam ser conscientizados sobre a preservação da caatinga, porque com o aquecimento global, essa área pode se tornar um deserto".



2 comentários:

V 2 disse...

nao estou procurando isso

V 2 disse...

e valeria e minha mae