quinta-feira, dezembro 06, 2007

A Imigração Alemã no Sul do Brasil

A imigração alemã no sul do Brasil.

Depois dos portugueses, os primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil foram os alemães, o fluxo imigratório foi estabelecido no final do Primeiro reinado. O objetivo desses imigrantes era ocupar as terras que eram ameaçadas pelos espanhóis, esses por sua vez, equilibraram a economia dos habitantes da região sul do Brasil, pela pratica da pecuária extensiva e pelos grandes latifundiários existentes na região. A primeira colônia alemã a se formar foi a de São Leopoldo, no ano de 1824, no Rio Grande do Sul, logo em seguida fundaram a de São Pedro de Alcântara em Santa Catarina no ano de 1828, e também no Rio Negro em 1829 no estado do Paraná. Para conseguir que os imigrantes alemães viessem para a região, o Governo Imperial se comprometeu a ajudá-los, de diversas formas, na fase de instalação da colônia, ele prometeu ajuda com as ferramentas e sementes, com prazos de grandes de pagamento das dívidas que fossem contraídas, e também os ajudavam com pagamentos diários de cerca de 160 réis por dia. Mas o Governo Imperial não considerou e também não cumpriu as poucas das promessas feitas aos imigrantes, os alemães arrancavam seu sustento das terras que geralmente erram pouco férteis.
Os alemães uniam-se em grupos para preservar as culturas e tradições de seu país de origem, essas culturas e tradições são até hoje apreciadas por pelo resto do país e também pelos vários turistas que passam pela região, alguns exemplos são as danças típicas e a Oktoberfest, que é o principal evento popular do país depois do carnaval. Os alemães também introduziram na região sul as técnicas agrícolas que até então eram desconhecidas. Algumas das vilas que eles fundaram transformaram-se em algumas das cidades mais bem favoráveis ao progresso do Sul do Brasil, alguns exemplos são Joinvile e Blumenau em Santa Catarina. Essas cidades foram fundadas em 1850 e 1851,
e passaram de pequenas colônias agrícolas para importantes pólos econômicos, ao preservar suas características germânicas (na arquitetura, na culinária e também na tradição festeira) viraram também requisitados destinos turísticos. Joinvile é hoje a maior cidade de Santa Catarina, com cerca de 500 mil habitantes, é um importante pólo industrial além de ser cede da Oktoberfest, também um grande exportador têxtil. É o maior centro financeiro de Santa Catarina, é também o principal pólo turístico de uma região conhecida como Vale Europeu, formado por varias cidades de influência germânica, como Gaspar, Brusque e Pomerode. O Rio Grande do Sul recebeu cerca de 75 mil imigrantes alemães entre 1824 (quando os primeiros 39 colonos fundaram São Leopoldo) e 1939.
Durante este tempo, foram criadas 142 colônias, distribuídas principalmente no Vale do Rio dos Sinos, próximo a Porto Alegre, no Planalto Central e no Sul do Estado. Estes pioneiros enfrentaram dificuldades enormes com o desprezo das autoridades, a improdutividade das terras a eles destinadas e também a falta de equipamentos, mas conseguiram prosperar apoiados na tenacidade típica da raça, na união do trabalho.
Cinco anos depois, quando 5.350 colonos alemães já haviam desembarcado na região sul do país, a situação estava sob controle. Os colonos já tinham submetido pela força a natureza imprópria para se hospedar, eles viviam bem com o que plantavam e habitavam casas sólidas e confortáveis. A cidade de São Leopoldo já abrigava uma fabrica de azeite, uma de sabão e sete pequenos estabelecimentos aonde se curtiam o couro, os curtumes, ali foi o inicio da indústria calçadista que hoje é a principal atividade da cidade. As levas de imigrantes que chegaram depois da Revolução Farroupilha, em 1846, fundaram as colônias de Feliz, Mundo Novo, Bom Principio e Santa Maria. Outros se espalharam pelos vales do rio
Taquari, Pardo e Pardinho, dando origem a cidades como Estrela, Lageado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária. Os alemães ocuparam também as margens da Lagoa dos Patos e fundaram a cidade de São Lourenço do Sul. No século XX subiram a serra e invadiram o seu interior fundando as cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Cerro Lago, entre outras.
No Paraná, a imigração germânica começou com a fundação da Colônia de Rio Negro, em 1829. Neste mesmo século, os colonos vindos de Santa Catarina fundaram a colônia de Witmarsum, no município de Palmeira. A capital, Curitiba, também abriga numerosas comunidades originarias dos colonos alemães, que atravessaram o Atlântico para participar, com seu trabalho, na formação do povo singular que hoje habita a Região Sul do Brasil!


Bibliografia:
http://www.wikpedia.com.br
Livro: Atlas de Santa Catarina

2 comentários:

Unknown disse...

eu adorei essa história,já tenho uma redação de 100 linhas para fazer

Unknown disse...

olá gostaria de saber sobre a família Bianchini sei que meu antenato se chama va Hermínio bianchini, seu filho meu bisavô se chamava Fortunato Bianchini, sei também Hermínio desembarcou em são Francisco do sul toda ajuda é valida desde já agradeço.