sábado, dezembro 01, 2007

A IMPORTÂNCIA DO BRASIL NO MERCADO MUNDIAL

Como o Brasil se enquadra nesse cenário? A percepção do País perante a comunidade internacional é um aspecto crítico. Segundo os executivos da APCO, notícias na imprensa americana sobre Lula e as eleições no Brasil atemorizaram investidores. Para mudar esse quadro, é necessário trabalhar a imagem e reputação do País com atitudes que transmitam confiança, honestidade, respeito aos direitos humanos, conservação do meio ambiente, conhecimento de risco, privacidade, marketing responsável, inovações tecnológicas e cooperação do setor privado com o governo. As empresas brasileiras que almejam "descobrir a América" precisam estar cientes que conquistar reputação é prática indispensável, a ser obtida passo a passo. A companhia precisa posicionar-se mirando nas áreas em que seu desempenho é melhor e em diferenciais competitivos. A reputação no mercado americano é tão essencial que dificilmente uma empresa que pratique ações escusas se recupera (como Enron, Worldcom, Adelphia). O próprio acordo sobre o livre comércio nas Américas pode ser, no futuro próximo, barreira ou facilitador para as empresas brasileiras. Mesmo sendo evidente que haverá a necessidade de se tecer salvaguardas para setores não-competitivos de nossa indústria, é uma oportunidade para nossas empresas participarem do maior mercado do planeta; após sua adesão à NAFTA, o México já tem um PIB maior do que o brasileiro e suas exportações são três vezes maiores. Outros exemplos que atestam as vantagens dos países menos desenvolvidos são Portugal e Espanha, com fantástico desenvolvimento a partir da entrada no Mercado Comum Europeu. A sugestão da APCO à delegação brasileira é de se promover a construção de uma "marca" para o Brasil por meio de uma estratégia d e comunicação integrada que transmita percepções atualizadas e mensagens de credibilidade para públicos específicos e segmentados, apoiada por pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas para acompanhar a evolução dos indicadores de percepção e assimilação da proposta brasileira.


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