segunda-feira, dezembro 10, 2007

AS NOSSAS ILHAS OCEÂNICAS
1- ILHA DE TRINDADE E ARQUIPÉLAGO DE MARTINZ VAZ= A ilha se localiza no Atlântico Sul Ocidental, ela surgiu pelos intensos movimentos das placas tectônicas e vulcanismo, fazendo imensas fraturas na placa sul americana. Hoje há uma grande cadeia de vulcões submarinos extintos.
A ilha possui clima oceânico tropical, com uma temperatura de 25°C, sendo que fevereiro é o mais quente e o mês de setembro o mais frio. No verão há ocorrência de chuvas rápidas, que são chamadas de Pirajá. Além disso, as águas que ali circundam possuem alta salinidade, temperatura de 22°C e uma incrível transparência de até 50 metros.
Por causa de extrativismo vegetal, ataque impiedoso do rebanho caprino, entre outros fatores, hoje sua cobertura não chega a cobrir 10%, ao contrário de 1700, que cobria quase 80% da ilha.
Além disso, possui espécies de crustáceos, como lagostas e caramujos; espécies de peixes como cardumes de sardinha, o peixe-donzela e a maria-da-toca. Há também tartarugas-marinhas, como a tartaruga-gigante, a tartaruga-de-pente e a tartaruga-verde. As aves marinhas são os atobás, as viuvinhas-marrons, as noivinhas, os trinta-réis, as fragatas e as pardelas.
2- ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO= É formado por 5 ilhotas maiores e outras de menor tamanho. O seu clima é muito variado, por isso a uma estação meteorológica o ASPSP (Arquipélago de São Pedro e São Paulo), que contribui para o conhecimento da climatologia do Oceano Atlântico.
Por causa da localização do ASPSP, possui enorme importância biológica, pois possui espécies de peixes como o peixe-voador; a crustáceos, aves como os atobás; tartarugas como a tartaruga-de-pente; e mamíferos aquáticos como o golfinho-nariz-de-garrafa.
3- ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA= Esta situado no Atlântico Sul-Equatorial e aproximadamente 345km da costa Nordeste do Brasil. O seu relevo apresenta planícies, planaltos e altos topográficos íngremes, como o Morro do Pico com 323 metros.
O seu clima é o tropical oceânico, com temperatura média de 27°C. Existe apenas duas estações bem definidas, uma seca de agosto a fevereiro, e úmida de março a junho.
Sua vegetação se assemelha ao agreste do sertão nordestino, pois a predominância de arbustos espinhosos, cactos e vegetação rasteira.
Os crustáceos são lagostas, camarões e caranguejos; peixes como o guaratuba, peixe-papagaio e etc...; possui tartaruga marinha como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-verde. As aves são o maçarico-vira-pedra, mumbelo-de-patas-vermelhas, o mumbelo-marrome as fragatas. Também a golfinhos como os rotadores.
4- ATOL DAS ROCAS= Situa-se a cerca de 145km a oeste de Fernando de Noronha e aproximadamente 260km a nordeste da cidade de Natal, sendo assim o único atol no Oceano Atlântico Sul Ocidental. Tem elevada importância ecológica, pois é zona de abrigo, alimentação e reprodução de diversas espécies marinhas.
Duas ilhas se situam no Atol:
ILHA DO FAROL= Tem cerca 34,6 mil quadrados. Seu nome deve-se a construção de primeiro farol na ilha.
ILHA DO CEMITÉRIO= Tem cerca de 31,5 mil metros quadrados. O nome atual é devido aos sepultamentos de faroleiros e familiares.
O clima do Atol é o oceânico tropical, amenizado pelos ventos alísios,
provenientes do Leste e do Sudeste que sopram o ano todo. A temperatura média é de 25°C, sendo fevereiro o mais quente e agosto o mais frio. A temperatura da água na parte externa é de 27°C.
A vegetação é tipicamente herbácea, resistente à salinidade, à excessiva luminosidade e à constante ação das marés.
Possui peixes de utilização comercial como: o atum. Tem uma espécie endêmica, que só ocorre na ilha é a donzela de rocas. As aves que se reproduzem na ilha são o atibá-mascarado, atobá-marrom, trinta-réis-do-manto-negro, etc...
As tartarugas marinhas são a tartaruga-verde e a tartaruga-de-pente.
BIBLIOGRÁFIA:
LIVRO= Coleção Explorando o Ensino Geográfico
O MAR NO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
NOSSAS ILHAS OCEÂNICAS

CRISTIAN LUIZ LIBANO 2ªSÉRIE 3210

2 comentários:

Unknown disse...

estou procurando algo sobre a familia Ruthes que sao imigrante de italiano meu bisa avo se chamava Guilherme Ruthes se algum tivar alguma informacao me passe por e-mail carolantones@hotmail.com

Famiglia Ambrosini e Pavanati disse...

Eu busco informações da família Pavanati e família Ambrosini, quero saber se tem alguma informações dos meus bisavós Pasquale Pavanati e Angelina Cattin que vieram de Rovigo - Itália, e de Antonio Ambrosini e Lucrezia Milesi que vieram de Bergamo - Itália, e se instalaram sobre o município de Urussanga SC.