terça-feira, dezembro 04, 2007

PANTANAL MATO-GROSSENSE

O Pantanal Mato Grossense é a maior planicie inundavel do mundo com cerca de 150 mil km2 e suas altitudes não ultrapassam 200 metros. está situado a sudeste de mato grosso , oeste de mato grosso da sul e atinge parte do Paraguai.
Com o início das chuvas nas regiões altas do pantanal o nível do rio Paraguai aumenta inundando quase dois terços da planície pantaneira.
além do rio Paraguai outros rios inundam a planície pantaneira: Cabaçal; Sepotuba; Jauru; Piquiri; Negro; Aquiduana;Taquari; Miranda; Cuibá São-Lorenço e Apa sendo que a maioria dos rios nascem na Chapada dos Guimarães.
Muitas famílias pantaneiras fazem artesanato como tecer redes com desenhos da fauna e da flora pantaneira. Esta é uma tradição que passa de geração em geração nas famílias de peões e camponeses.
Esses moradores para se protegerem dos animais ferozes cercam suas casas com troncos de árvores, já que a fauna é muito diversificada, existem mais de 650 espécies de aves como: gaivotas; arara; garça-branca; cabeça-seca; colhereiro dentre outros.
Dentre as 80 espécies de mamíferos podemos encontrar: onça-pintada; veado galheiro; capivara; tamanduá-bandeira; lobo-guará, além de 6 milhões de cabeças de gado.
Tucunaré; Pacu; Dourado; Pintado; Piranha; Corimba; Surubim; Jau; Piraputango são os peixes que ganham maior destaque dentre as 260 espécies.
Com 32 milhões de indivíduos os jacarés são os répteis de maior destaque entre as 50 espécies. Totalizando 1040 espécies de animais.
A flora também é bem diversificada as principais árvores são: ipê-roxo e ipê-amarelo.
Sendo assim conclui-se que o Pantanal mato-grossense é considerado patrimônio natural da humanidade e foi nomeado “reserva mundial da biosfera” pela Unesco.




Bibliografia:
Livros de geografia, livro existente na Biblioteca Pública de Concórdia que fala apenas sobre o Pantanal.

Nenhum comentário: