quinta-feira, dezembro 06, 2007

OS IMIGRANTES ITALIANOS DE SANTA CATARINA

Os imigrantes começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso do norte da península itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar á imigração em massa italiana é que começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1871), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil. Estima-se que, entre 1870 e 1970, em torno de 28 milhões de italianos emigraram (aproximadamente a metade da população da Itália). Entre os destinos principais estavam diversos paises da América do Sul, o Brasil foi um desses destinos, onde Santa Catarina foi um lugar escolhido para ser colonizada por eles.
Um grande número de italianos que vieram para Santa Catarina era originário de uma região do norte da Itália conhecida com “o Trentino”, que tem seu ponto central na cidade de Trento.
Como a travessia do mar, rumo ao Brasil era longo, e para afastar a monotonia, os italianos se reuniam em grupos e cantavam. Uma das mais conhecidas canções, que muitos chamam “Cosa será lost América” (Onde Será Está América), ainda entoado em reuniões festivas, nas áreas coloniais do Sul do Brasil.
No ano de 1836, os italianos deram inicio a segunda colônia de imigrantes estrangeiros que se instalou em Santa Catarina (A primeira colônia foi de origem alemã). Situadas a margens do rio Tijuca, a primeira colônia italiana enfrenta muitas dificuldades e teve vida breve. Tinha o expressivo nome de colônia Nova Itália (atual São João Batista).
Mais outros núcleos coloniais ainda foram fundados em terras catarinenses, sendo a maioria formada por imigrantes do norte da Itália.
Os imigrantes italianos se dirigiram inicialmente a duas áreas de colonização: Brusque e Blumenau. Daí partiram em grupos, para regiões do interior visando fundar novas colônias.
Desembarcando nos portos de Itajaí ou de Desterro, em grande número de imigrantes italianos tomavam rumo da colônia de Brusque. Nessa região, estavam destinados aos imigrantes áreas de terras que iriam dar origem as novas colônias. Porto Franco (atualmente Botuverá) e Nova Trento.
Desembarcando em Itajaí-Açu atingiam a colônia de Blumenau. As mulheres e crianças aguardavam em Blumenau, nos barcos destinados aos imigrantes, enquanto os homens partiam para o interior – buscavam os lotes que lhe estavam destinados.
No ano de 1875 inicia-se, no Brasil, o que tem sido chamado de “A grande colonização italiana”, que vai criar as condições para que milhares de colonos deixem à Itália e venham para Santa Catarina.
O agricultor italiano difundiu em Santa Catarina, as culturas agrícolas com as quais já estavam familiarizados: a uva, o arroz, o milho, o fumo. O vinho logo começou a ser produzido, pois era um produto muito apreciado pelos italianos; depois se buscou a sua industrialização.
No ano de 1875, os colonizadores italianos estavam instalados na região de Rio dos Cedros. Nessa área e nas regiões próximas, que foram ocupados, aprenderam a se defender na floresta, com os poucos brasileiros que viviam na região. Era um mundo muito diferente daquele ao qual estavam habituados na Itália.
Agora os italianos são encaminhados também para a região sul de Santa Catarina, desembarcando em Laguna. Laguna era então a principal cidade do sul do estado. Lá havia a estrada de ferro Dona Tereza Cristina, que tinha sido recentemente inaugurada, foi construída para atender as necessidades de transportes do carvão extraído de Minas (atual Lauro Miller), não era uma estrada longa, tinha pouco mais de 100 quilômetros, mais chegava ate em Laguna e passava pela atual cidade de Tubarão.
A ferrovia Tereza Cristina, não ajudou a colonizar somente Laguna, mais também a região de Azambuja, Urussanga, Pedras Grandes, Criciúma, Orleans, Nova Veneza, Grão Pará, Cocal, Treze de Maio, Turvo e outras.
Grande parte da estrada de ferro Tereza Cristina está atualmente desativada. Mais ainda, periodicamente, passam sobre seus trilhos vagões com a mesma característica dos trens do inicio do século XX: locomotiva a vapor puxando vagões de madeira.
Pode-se ainda, nessas locomotivas do passado, fazer um passeio turístico ferroviário entre as localidades do sul do estado de Santa Catarina, conduzidos pelo o que se pode chamar de Trem da Historia.
Em Santa Catarina houve épocas, como já foi visto em que nas áreas de colonização estrangeira, brasileiros – adultos e crianças – não usavam a língua portuguesa do dia-a-dia. No ano de 1940, eram milhares, quase 100 mil famílias usando a língua italiana na vida em família.
Na localidade com interessante nome de Nova Trento viveu Amábile Lucia Visintainer que nasceu na Itália e, acompanhada de seus pais, veio para o Brasil ainda criança. Mais tarde como religiosa sob nome de Madre Paulina foi reconhecida pela igreja católica como a primeira Santa do Brasil.
A partir de 1910, milhares de gaúchos migram para Santa Catarina, entre eles, milhares de descendentes de italianos. Esses colonos ítalo-brasileiros colonizaram grande parte do Oeste catarinense.
Atualmente, vivem em Santa Catarina três milhões de italianos e descendentes representados cerca da metade da população catarinense.
Conclui-se assim que os imigrantes italianos foram pessoas que contribuíram muito para o desenvolvimento do nosso estado, deixando rastro de suas culturas não só para os descendentes, mais para toda a população de Santa Catarina e dos demais estada colonizados por italianos.
Mesmo ficando com as terras menos férteis, pois os mais férteis já haviam sido colonizados pelos imigrantes alemães, não desistiram destas terras, onde evoluíram cada vez mais e praticando seus conhecimentos. Espandiram-se em outras regiões de Santa Catarina, formando assim nosso estado com mais de metade da população de origem italiana.

Referências Bibliográficas:

Atlas Escolar de Santa Catarina/Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento, Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos.
Rio de Janeiro, Aerofoto Cruzeiro, 1991
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Italianos

200 comentários:

Luciani_José disse...

Olá

Alguém tem alguma informação a respeito da família LUCIANI
GRATO

Alexandre disse...

Gostaria de saber informações sobre a familia Magagna de Nova Veneza

Unknown disse...

muito bom !
m ajudou em um trabalho e apreendi muito de minhas decendencias!
obrigado!
Bruno L.P.Battistel
{{+_+}}

Unknown disse...

Tafarel, eu tenho bastante coisa sobre os Luciani, tenho sobre os três ramos: Luciani-Vatta, Luciani-Gattesin e Luciani-Gobbi, que são os do Papa João Paulo I = Albino Luciani, eram todos de Canale D'Agordo - Belluno, mas não são parentes entre si.Para maiores detalhes entre em contato comigo.
aléciofr@hotmail.com

FREE SPEACH disse...

OBS: Todos os imigrantes desembarcaram em Desterro, atual Florianopolis e depois em barcos menores ao porto de itajahi onde havia apenas um grande galpão. E era neste galpão e não em Blumenau que as familias ficavam esperando o retorno do grupo que foi tentar encontrar um lugar para se assentarem. Em geral abriam uma clareira e após as familias chegarem ao local dividiam as terras em areas iguais. Ja em referencia à colonizaçao de Ascurra, a maioria dos imigrantes eram do veneto e as terras ja estavam demarcadas. Pouco a frente, um novo nucleo se estabeleceu no lugar chamado Guaricanas. Mas havia a necessidade de mais imigrantes e muitos dos que estavam ja instalados no sul, de maioria veneta, vieram para a regiao de Ascurra e dali partiram verso o norte e apos se estabelecerem em Presidente Getulio abriram caminho em direçao ao alto vale do itajai e ao encontrarem um riacho resolveram dedscer pela encosta deste rio e chegaram o que na epoca se chamou de Bela Aliança onde ja haviam alguns poucos colonos alemaes...Outros prosseguiram ate chegar a Rio do Oeste e a partir dali, houve uma intensificaçao da imigraçao em direçao ao alto vale do itajai. So lembrando que todos os trajetos eram feitos a pé e algumas mulheres em lombos de cavalos...

Stella disse...

Olá!
Estou procurando registro do meu bisavo que migrou da Itália pro Brasil e finalmente em SC.
JOSE PRATI.
Grata
stellajoi@hotmail.com

Jaqueline Cardoso Villas Boas disse...

Procuro pela familia Mezzari pois quero ir pra italia.
me mandem resposta pelo email jaqueline.villas1974@yahoo.com.br
grazie

Neto disse...

Ola, por acaso tens alguma coisa relacionada a Domenico Curzio? Ou Domingos Curcio?
Qualquer coisa relacionada com o desembarque, eu sei que ele viveu em Serraria/São Jose!

Podes enviar para jnangra@hotmail.com

Desde ja grato!

Neto disse...

Ola, por acaso tens alguma coisa relacionada a Domenico Curzio? Ou Domingos Curcio?
Qualquer coisa relacionada com o desembarque, eu sei que ele viveu em Serraria/São Jose!

Podes enviar para jnangra@hotmail.com

Desde ja grato!

Neto disse...

Ola, por acaso tens alguma coisa relacionada a Domenico Curzio? Ou Domingos Curcio?
Qualquer coisa relacionada com o desembarque, eu sei que ele viveu em Serraria/São Jose!

Podes enviar para jnangra@hotmail.com

Desde ja grato!

Hernandes disse...

Caros,
procuro informações sobre família Prevital(li), Gatti, Galli(e) que por volta de 1896 se estabeleceram em Nova Veneza/SC.
Contato: marcelo_hernandes@bol.com.br

RODRIGO LUCIANO disse...

oi meu nome e RODRIGO RIBEIRO LUCIANO
moro em lages sc estou a procura da informaçoes sobre o sobrenome de minha familia LUCIANO de urussanga e regiao se alguem sober de lago ou alguem q possa me ajudar pois pretendo tirar dupla cidadania
rodrigo17rlsc@yahoo.com.br
obrigado

Claudia disse...

Claudia

http://www.enasco.com.br/index.php


claudinhafratini@hotmail.com

Claudia disse...

http://www.enasco.com.br/index.php

se interessar a alguem...

katipsoi-zunontee disse...

Alguém sabe alguma informação sobre a família David?

Luiz disse...

Informações sobre a Família Perito?????????

Silvia Rachel disse...

Familia SERIGHELLI, estou procurando saber onde desembarcaram quando vieram ao Brasil, me disseram porto de Laguna...meu avo ANTONIO SERIGHELLI, filho de Paolo Serighelli e Rosa Rotta Gerotti, nasceu em Florianòpolis...ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR
Meu email rachelserighelliarrobahotmail.com

Silvia Rachel disse...

Familia SERIGHELLI, meu avo Antonio Serighelli nasceu em 1899 em Florianopolis, era filho de Paolo Serighelli e Rosa Rotta Gerotti, que vieram ao Brasil partindo de Bergamo no final dos anos 1800.Depois o Antonio foi para Curitiba, onde nasci.
Alguem sabe de algo por favor, estou refazendo nossa historia, agora moro em Bergamo, mas nao consigo descobrir por onde entraram meus antepassados no Brasil..me disseram por Laguna...Obrigada

marcelo disse...

busco informacoes sobre a familia Balbinott ou Balbinot sei que este sobrenome e originario do norte da italia pois todos os sobrenomes acabados em consoantes sao desta regiao em especial, eu nasci em Concordia que fica no oeste de SC e me chamo Marcelo Balbinott, estou juntando informacoes para pedir duploa cidadania e busco registros de nascimento e morte de ascendentes para compravoar descendencia se alguem tiver informacoes favor enviar para marcelobalbinott@hotmail.com pois hoje vivo na Colombia e por aqui e muito dificio buscar informacoes
muito obrogado

marcelo disse...

busco informacoes sobre a familia Balbinott ou Balbinot sei que este sobrenome e originario do norte da italia pois todos os sobrenomes acabados em consoantes sao desta regiao em especial, eu nasci em Concordia que fica no oeste de SC e me chamo Marcelo Balbinott, estou juntando informacoes para pedir duploa cidadania e busco registros de nascimento e morte de ascendentes para compravoar descendencia se alguem tiver informacoes favor enviar para marcelobalbinott@hotmail.com pois hoje vivo na Colombia e por aqui e muito dificio buscar informacoes
muito obrogado

ASSESSORIA INTERNACIONAL disse...

http://www.assessoriainternacional1.blogspot.com.br/

boa tarde. sou da assessoria internacional..

trabalhamos com vistos, legalizacao de documento, cidadania italiana, portuguesa,espalhola,etc

qualquer duvida acesse nossa pagina para mais informacoes....

Unknown disse...

Olá, alguém tem alguma informação sobre a família Paganini, meu bisavô Giovanni Paganini veio da Itália, gostaria também de informações da família Pagno, minha avó veio do Rio Grande do Sul quando era pequena e se estabeleceu em Iomerê (SC), os Paganini inicialmente se estabeleceram em Urussanga e depois foram para o planalto oeste ... alguém tem mais alguma informação...

Unknown disse...

Olá, alguém tem alguma informação sobre a família Paganini, meu bisavô Giovanni Paganini veio da Itália, gostaria também de informações da família Pagno, minha avó veio do Rio Grande do Sul quando era pequena e se estabeleceu em Iomerê (SC), os Paganini inicialmente se estabeleceram em Urussanga e depois foram para o planalto oeste ... alguém tem mais alguma informação...

Unknown disse...

Gabriela eu tambem sou descendente dos Paganini. Tenho algumas documentacoes. Talves possamos nos ajudar. Meu e-mail e andreluizpk@hotmail.com

Aldolino disse...

Olá!
Sou neto de italianos e sei apenas que meus avos e mais uma dezena de famílias italianas provenientes de Bérgamo desembarcaram em Itajaí, SC, depois de uma breve parada, me parece que obrigatória, no RJ. De Itajaí partiram para se estabelecer na então chamada "Colônia Luís Alves", atualmente municípios de Luís Alves e Massaranduba, SC.Já fiz algumas pesquisas sobre esses imigrantes, dos quais alguns cheguei a conhecer pessoalmente, mas não encontro o nome do navio que vieram, a data certa da chegada em Itajaí e a relação completa de todos eles. Sei que devem ter chegado por volta do ano de 1888. Alguns deles depois regressaram ao país de origem (Itália). Gostaria de receber informações, trocar ideias, bem como fontes de pesquisa e outros dados. Estou procurando. Alguém pode me ajudar? Contato: aldolino@ig.com.br.
Aldolino Vavassori - Joinville Sc.

Lara disse...

Sou Lara, e procuro uma tia-avo chamada Alma Lunelli (nome de solteira), quem solber de algo, entrar em contato pelo facebook - Laraiane Luçoli

Anderson disse...


Anderson disse...

Olá meu nome é Anderson. L e estou escrevendo o roteiro de um filme, de curta metragem que retrata com fidelidade, a chegada da imigração italiana, no porto de laguna e seguiram para construção de Criciúma sc, no final do século XIX,estamos aceitando idéias, fatos acontecidos,que ainda estão na memória de nossa gente! para tornar ainda mais real nossa história contamos com você! Att: Anderson L. andersoncinebrasil@gmail.com

Anderson disse...


Lucimeire disse...

Gostaria de informações sobre a familia Palhano, Pagliano, São de São Joaquim.

prof.lucimeire@hotmail.com

flajaragua disse...

Solicito ao responsável pelo BLOG, qual a razão de não constar nada à respeito da COLONIA LUIZ ALVES, que desmbarcaram em 10 de novembro de 1877, 311 italianos vindos do Porto do Rio de Janeiro, sendo encaminhados através do Rio Iatajaí-Açu, com destino a essa COLONIA(que na época pertencia a Itajaí, depois Luiz Alves e hoje pertence ao município de Massaranduba, qualquer informação, favor me repassar para o e-mail nicojaragua1000@gmail.com, atenciosamente Gervásio Nicocelli(NICO)

Marlene disse...

Olá!
Gostaria de alguma informação sobre a família de meu bisavô. Ele veio de Lucca na Itália. Francisco Pieri. Familia Pieri. Sei que era mascate. Conhecido como chico careca. Sou de São José Santa Catarina. Veio no início de 1900. Meu e-mail é Marlenne_rosa@hotmail.com

Unknown disse...

Marli
Olá, gostaria de saber informações sobre a família Colla,provavelmente radicados em Nova Veneza.

21 de janeiro de 2014
marlicorre4@hotmail.com

Unknown disse...

ola gostaria de saber se alguem tem informaçoes da familia Furlanetto desde ja agradeço

Unknown disse...

gostaria de saber sobre a familia de venceslau catarina e maria catarina de jesus de camboriu

Omirf disse...

Desejo saber informações da familia Cim e Firmo que vieram 1870 da Italia e se estabeleceram em São João Batista, Tijucas e Nova Trento eram Italia o meu Bisavo e outras tres irmãs uma delas morreu na viagem e foi jogada ao mar num saco Plastico amarrado. Meu bisavo se chamava Dorival Cim e Luiz Gonzaga Firmo. Luiz João Firmo

terno azul disse...

Preciso muito de informacoes sobre o inicio da familia Motter em Sjbatista sou filho de herotildes henrique moter o(didi) , neto de henrique moter,

Unknown disse...

Ola boa tarde
Procuro por alguma informação sobre a familia Benati

rafael_benatti@hotmail.fr

Unknown disse...

A primeira cidade colonizada por italianos foi em Santa Teresa,Espirito Santo. Por Francesco Merlo

Unknown disse...

OLá, gostaria de saber se alguém tem algum site ou informações sobre a família Serighelli, pois quero tirar a cidadania italiana mais não sei por onde começar.
obrigado

Aurelio Biz disse...

Olá, procuro pela família Biz, gostaria de encontrar informações sobre o navio que vieram, se foi mesmo no Porto de Laguna, pois se instalaram em Urussanga por volta de 1889... Pietro Biz era meu tataravô e Giuseppe Biz meu bisavô. Meu avô era Stefano Antonio Biz. Saudações, Aurelio Biz.

Samuel disse...

Alguem sabe algo sobre
Manoel Alexandrino Romualdo

Unknown disse...

Olá estou procurando informações sobre meu Bisavô Emídio Tietro ou
Tietro Emídio.

Sei que teve passagens por Criciuma,

Paulo Lopes e Bom Retiro,cidades de SC.

Agradeço sinceramente.

ivantrietro@gmail.com

Vih Hin disse...

Gente não consigo achar nada sobre poloneses. E que cidades os Italianos, Alemães, poloneses ajudaram a fundar em SC?

Unknown disse...

Olá pessoal;
Consegui informações sobre meu provável bisavô.TRIETE EMIDIO MARTINS, na região de Garopaba. Mas,ainda preciso de informações para estabelecer,de fato,o parentesco.
Ele foi casado com : Clara Carmina Ramos.
era filho de: Emidio Raulino Martins.
Qualquer informação,será muito bem vinda.
Abraços.

Unknown disse...

Ola,

Procuro informação sobre a familia Bondavalli, inicialmente, encontrei a certidao de obito do meu tataravo, porem na certidao consta somente que ele era da italia, mas nao especifica o nome.
Aguardo alguma pista de onde posso iniciar minha busca, por onde extamente ele entrou no Brasil.

Aurelio Biz disse...

Já tentou no site https://familysearch.org/ ? Clique em Pesquisar e procure pelo estado e cidade de seus saudosos antepassados. Eu achei os meus de Santa Catarina, mas não é todo o estado que eles conseguiram fotografar os registros...

Unknown disse...

Ola gostaria de saber informações sobre a familia valentim em santa Catarina

Unknown disse...

Ola gostaria de saber informações sobre a familia valentim em santa Catarina

Wilson disse...

Procuro informações sobre a família Pizzolotto que se estabeleceu em SC no final dos anos 1880. Eles provavelmente se estabeleceram em Urussanga. Recompenso quem me der a lista de passageiros do navio que eles entraram no Brasil.

Unknown disse...

GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA DEMORO. DA Colônia Nova Itália. SÃO JOÃO BATISTA. OBRIGADO

Unknown disse...

Meu avo veio pequeno da Italia e não sei os nomes dos pais. Ele se chamava Aristides Andriani, ou Andreani e se radicaram em Tijucas.
Alguem teria alguma informação que me pudesse ajudar a localizar um pouco da nossa história?
Agradeço

Unknown disse...

Joaquim Sant'Anna, eu sei onde nasceu o Aristide Andreani na Italia. Se quiseres maiores informações o meu email é bottegaesilvano@gmail.com

Unknown disse...

Alguém teria informações da família Bianchini?

email: Juliana.bianchini25@gmail.com

Josy disse...

Olá, ele é meu bisavô tbm estou a procura, tem documentos em São João da Boa Vista SP

Unknown disse...

Olá procuro informações sobre a família Lucoli (Luçoli). Sei que vibram em Luiz Alves - SC .
Se alguém souber por favor entre em contato no e-mail: cleidesantanafeijo@gma.com

Darcy disse...

Alguem poderia me dar informações sobre a familia Vitti que vieram da italia em 1978...Meu bisavô veio com sua família ...Meu avô tb veio junto com 13 anos..nome Luigi Vitti...depois se casou com Francisca Macoppi...Acredito q viveram nesta regiao de Nova Trento e depois foram para Rodeio...meu email vittidarcy@gmail.com

Darcy disse...

Alguem poderia me dar informações sobre a familia Vitti que vieram da italia em 1978...Meu bisavô veio com sua família ...Meu avô tb veio junto com 13 anos..nome Luigi Vitti...depois se casou com Francisca Macoppi...Acredito q viveram nesta regiao de Nova Trento e depois foram para Rodeio...meu email vittidarcy@gmail.com

Darcy disse...

Alguem poderia me dar informações sobre a familia Vitti que vieram da italia em 1978...Meu bisavô veio com sua família ...Meu avô tb veio junto com 13 anos..nome Luigi Vitti...depois se casou com Francisca Macoppi...Acredito q viveram nesta regiao de Nova Trento e depois foram para Rodeio...meu email vittidarcy@gmail.com

Darcy disse...

Alguem poderia me dar informações sobre a familia Vitti que vieram da italia em 1978...Meu bisavô veio com sua família ...Meu avô tb veio junto com 13 anos..nome Luigi Vitti...depois se casou com Francisca Macoppi...Acredito q viveram nesta regiao de Nova Trento e depois foram para Rodeio...meu email vittidarcy@gmail.com

Unknown disse...

Alguém tem informação sobre a família Romagna?

Paula Louis disse...

Bom dia, procuro documentos de minha família MONEGAGLIA e familiares , que vieram de Trentino -Alto Adigè.
meu bisavô ( o único que consegui documentos) vivia em Brusque Sta catarina.Obrigada
paulalouis@gmail.com

F.PODER.CLIMB disse...

Olá!Procuro pelos nomes Pietro(Pedro)Ferri que casou se com Maria Luciano Ferri,sou de Curitiba da família Ferri,se alguém souber de alguma coincidência,peço que contate me.

f.poder@hotmail.com

Daniela disse...

Ola.... procuro pelos parentes Benatti.

Luiz Benatti - Italiano casado com Catarina JOmerini Benatti

Unknown disse...

Olá!!!
Procuro muito pelo sobrenome Gottadi, tens alguma informação?

Unknown disse...

Gostaria de informaçoes sobre a familia felacio meu bisavô era Angelo Felacio veio da Italia e morava em braço de Norte

Unknown disse...

Gostaria de informaçoes sobre a familia felacio meu bisavô era Angelo Felacio veio da Italia e morava em braço de Norte

Unknown disse...

Patricia Gottardi,

quem especificamente tu estas procurando? Encontrei dois Francesco Gottardi como chefes de família. Um era casado com Emilia Frigeri. o outro casou aqui em Santa catarina. Se quiseres maiores informações podes me contactar por email: bottegaesilvano@gmail.com ou via watts 48 99691425. Atenciosamente, David

Rosane Victorino disse...

Olá, gostaria de saber alguma informação sobre a família Victorino! Meu avô chamava-se Luiz Antônio Victorino Alves e meu pai Luiz Victorino Alves.

Paula Louis disse...

Procuro descendentes da família Monegaglia.




Giovanni Monegaglia e Agata Furlan Andrea Galvagnini e Anna Dal Doss
Giovanni Monegaglia e Agata Furlan Andrea Galvagnini e Anna Dal Doss

LEONARDO MONEGAGLIA Casaram TERESA GALVAGNINI

Nasc 1806 1831 Nasc 1810

Calliano – Trento Calliano – Tr



Luigia Anna Maria

Monegaglia Teresa Anna Chiara M. GIOVANNI GIUSEPPPE MONEGAGLIA

Nasc 16/10/1823 Nasc 11/08/1832 Nasc 05/04/1834

Calliano Casou 19/12/1877

Umberto de Benvenuti -Trento Giovanni MARTINI (CLAUT FRIULI) Viúvo de Maria Davide Casou com ELISABETTA STETZEL

Filhos Nasc 14/06/1833 – (ou schimidt stelzer)

Azzone Umberto Luigi 10/11/1894 05/08/1889 calliano

Ernesto Augusto 27/07/1896

Enrico Umberto Amedeo Maria 07/02/1897

Olga Valentina Maria Adele10/01/1898

Iolanda Luigia Maria 22/08/1901

Anna Anita Guglielmina Emma Maria 17/12/1912

Leonardo Monegaglia Teresa Galvagnini Jacob (Giacomo) STETZEL e Maria Schmidt Sachi/sote?

GIOVANNI GIUSEPPE MONEGAGLIA ELISABETTA SCHMIDT STELZER ( Monegaglia)

( João/Johanne Monigaglia) (Elizabeth STETZEL)

5/04/1834 CALLIANO TR







ERNESTO BERNARDO GIOVANNI MONEGAGLIA RICCARDO ILARIO MONEGAGLIA

Calliano . S. Lorenzo 16/12/1872 IT Calliano S. Lorenzo 14/01/1882 IT



Paula Louis disse...

Procuro descendentes da família Monegalia ( imigrados)Procuro descendentes da família Monegaglia.


BRASIL



ENRIQUE (HENRIQUE) MONEGALIA ADRIANO JOÃO BATISTA STEZEL MONEGAGLIA Gertrudis Monegaglia

14/01/1883 - BRUSQUE Sta Catarina 30/071884 BRUSQUE Sta Catarina 20/01/1877- BRUSQUE Sta Catarina

Batismo Batismo 04/11/1884 Batismo 16/07/1877





LEONARDO MONEGAGLIA CLAUDIA STELZLE MONEGAGLIA JOÃO ou JOHANNA MONEGAGLIA

Curitiba 23/08/1877

Batismo 02/09/1877

João ( Giovanni ) Monegaglia e Elisa ( Elisabetta Stelzer/Stetzel/Stelf ) João Severiano Cesar e Anna Augusta da Cunha Cesar

HENRIQUE MONEGAGLIA JUDITH DA CUNHA CESAR (MONEGAGLIA)

14/01/1883 24/06/1890

Brusque -Sta Catarina Campinas – São Paulo



Zilda

Stella M.Dias 29/03/1908 Curitiba + 19/03/1982 Santos SP casou 24/07/1929 com Oriowaldo Chasseraux Dias

Nilza( Monegaglia ) Dias Penha 29/3/1933 Santos

Niltom Monegaglia Dias*03/08/1935 Santos +

Celina

Gastão

Mário
Henrique

Nilda Monegaglia Fink *01/11/1922 Curitiba + 19/02/2011 SP casou com Rubens Fink



Ruth Monegaglia Mac Nevin * 20/01/1925 Ponta Grossa + 09/12/2009 SP casou com Maurício Mac Nevin * 26/1/1918) -England -



Maria de Lourdes Perez de Castrillo * 05/04/1928 SP Casou com Oscar de Perez Castrillo Venezuela

giovanna disse...

Bom dia!!!! Estou procurando informações sobre a família DELUCA que ficaram em Nova Trento. giovannapereira@hcvb.com.br. obrigada

Unknown disse...

Oi Gabriela Paganini, eu sou uma Pagno. O que quiser saber pode perguntar, meu nonno é do Rio Grande do Sul. Me chamo Ana Luiza Pagno

Unknown disse...

Oi Gabriela Paganini, eu sou uma Pagno. O que quiser saber pode perguntar, meu nonno é do Rio Grande do Sul. Me chamo Ana Luiza Pagno

Unknown disse...

Cartório de São João Batista (antiga Nova Itália) vai mandar a certidão de nascimento de inteiro teor da vó ALAYDE MOTA em alguns dias....mas estão fazendo a buscar a certidão de casamento ou nascimento dos pais dela. Então vou aguardar. Para saber que minha avó: ALAYDE MOTA LEITE (nome casada), seu pais: HENRIQUE ANGELO MOTA e VERGINIA MARTINE, seus AVÓS PATERNOS: JOSE MOTA e JOVITA ARIGONI - AVÓS MATERNOS: JOSE MARTINE e MARIA MARTINE. email mario@univali.br.

Unknown disse...

Sobrnome pode ser MOTTA e MARTINI. Alguém souber informações ou documentos. email: mario@univali.br.

Unknown disse...

Bom dia,

Me chamo Leonardo Piazza. Meu bisavô Sr. Giuseppe Piazza e bisavó Maria Giacinta Cocculo Piazza vieram para Criciuma meados 1880. Gostaria de obter informações ?? Aguardo
leonardovpiazza@gmail ou cel(51) 9415-3894

Unknown disse...

Ola! Procuro por infomacoes sobre familia Serafim, Serafini ou Ponciano Serafim (Serafini)
eles se estabeleceram em Ararangua! qualquer informacao eh valida
vane-gomes@hotmail.com

Joelma disse...

Olá. Estou procurando informações sobre a família Crotti. Pois não sei por qual região de Santa Catarina começar. Se alguém tiver informação, por gentileza, queira contatar. Obrigada.

Joelmateo@hotmail.com.br

Joelma disse...

Olá. Estou procurando informações sobre a família Crotti. Pois não sei por qual região de Santa Catarina começar. Se alguém tiver informação, por gentileza, queira contatar. Obrigada.

Joelmateo@hotmail.com.br

Darcy disse...

Vapor colombo chegou em itajai ano de 1878 com italianos de Bergamo...de Cremona...e foram para Luiz alves e Ascurra e Rodeio.....veja no google vapor colombo de 1878....

Darcy disse...

Vapor colombo chegou em itajai ano de 1878 com italianos de Bergamo...de Cremona...e foram para Luiz alves e Ascurra e Rodeio.....veja no google vapor colombo de 1878....

jeisontorres disse...

Bom dia.
Alguem tem informações sobre a Familia Fogolari?

SILVIA DE CORDOVA disse...

Procuro familia prudencio ou familia de Córdova

Luciani_José disse...

Meu email é joseluciani@gmail.com

Unknown disse...

Alguém pode me informar sobre a origem do sobrenome Camilo, vieram dá Itália para nova Trento e tbm Orleans.Obrigada. E-MAIL: ginacrsj@yahoo.com.br

Unknown disse...

Alguém pode me informar sobre a origem do sobrenome Camilo, vieram dá Itália para nova Trento e tbm Orleans.Obrigada. E-MAIL: ginacrsj@yahoo.com.br

evandro disse...

Eu gostaria de saber da família grignani e fellizzetti

Unknown disse...

Boa noite Evandro,
Quem da família Feliezetti tu estás procurando. Trabalho com pesquisa e busca de documentos italianos para cidadania italiana. Meu email é bottegaesilvano@gmail.com
E watts 48 999691425

Ari de Lara disse...

ola

menegaz disse...

Boa noite
Gostaria de saber se alguem tem algum documento algo sobre familia menegaz que vieram pra urussanga santa catarina

alvaro_menegaz@hotmail.com

Aurelio Biz disse...

Olá Álvaro, eu tenho uma prima que é dos Menegaz de Tubarão. Procure por certidões de seus antepassados em Urussanga no site https://www.familysearch.org/search/collection/2177296.

Unknown disse...

ola, procuro informação de MATTEO DERETTI, ele veio da Italia em meados de 1878, preciso localizar a certidão de casamento dele. se alguem souber alguma informação me respondam. grato.Sandro.

Unknown disse...

Valmir Batista
Procuro informações sobre família Batista, que originária da Itália chegou ao Brasil na região de Grão Pará, Aiurê, Orleans e Braço do Norte, se alguém conhecer ou tiver mais informações, gostaria de receber estas informações. bati1955@hotmail.com.

marcon valdenir disse...

VALDENIR MARCON BAO NOITE COMO MUINTOS DESENDENTES DE ITALIANOS EU TBM SOU UM MAS MORO NA ITALIA A MAIS DE 10 ANOS E TRABALHO COM ASSISTENCIA A PESSOAS QUE QUEREM FAZER O RECONHECIMENTO DA CIDADANIA SE ALGUEM SE INTERRESAR PODE ME ADICIONAR NO WHAST +
+393276352271 GRAZIE A TUTTI.

Unknown disse...

Minha família tem sobrenome Zanetti. Meu bisavô era filho de imigrantes que vieram para SantaCatarina. O Nome do meu bisavô era João Zanetti e Minha Bisavó era Maria Zanetti. Meu bisavô e minha bisavó mudaram para o Rio Grande do Sul, próximo a Ijuí.

A minha busca se refere aos pais do meu bisavô que veio da Itália, com meu bisavô ainda pequeno e se instalou em Santa Catarina.

Apenas sei isso sobre eles. Se puderem ajudar, agradeço.

Sds
Eunírio Zanetti Fernandes

Luzinete,Köln disse...

Gostei de conhecer o seite,eu me chamo Luzinete,estou a procura de informações sobre a família Donagnelo ou Donagnelo,parele que ouve erro ao registrarem o nome,sei que o imigrante era Ângelo Donagnelo casado Maria Benatti e viviam em Nova Trenton,em também a família de Francisco Cavichione casado com Ana Ferrari Cavichione,quem souber de alguma coisa me informar por favor,pois eu já consegui alguns documentos,agradeço

Luzinete,Köln disse...

Oi gente esqueci de deixar o email luzinetedeoliveira81@gemail.com para informações sobre a família Donagnelo ou Dolagnelo,família Cavichione

jv disse...

Jose Valdir Ronchi
No arquivo nacional do Rio de Janeiro estão todas as listas de imigrantes Italianos que deram entrada naquele porto,na maioria provenientes do porto de Genova, temos alguns casos de partidas no porto Havre na França, Ex do Vapor Henri IV que chegou ao porto do Rio de Janeiro no dia 13-12-1877,com diversos imigrante vindos da Lombardia (Mantova) destinados a colonia Luiz Alves, dentre eles as familias "Spesia,Zapellini,Ballestieri ..."

terno azul disse...

Maravilha de informacao .... quando alguem tiver algo da familia MOTTER , sou grato!!!! Abcs a todos
Henriquemoter@serratv.com.br

Luzinete,Köln disse...

Obrigado José Valdir pela informação,vou olhar agora.Danke Schöne

Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...

Procuro informações sobre família MATTEI, que originária da Itália chegou ao Brasil na região de Grão Pará e Orleans, se alguém conhecer ou tiver mais informações, gostaria de receber estas informações.

Vicente Mattei casado com Maria Mattei (Mateus ou mathei) depende do registro.

Filhos, Hermínio Mattei, Artizia Mattei, Maria Mattei, José Mattei (bepe), Santos Mattei.

Contato marcioadomingos@gmail.com

Unknown disse...

Olá, vc teria alguma informação sobre a família Ponciano ?? Qualquer coisa já me ajudaria.

marcon valdenir disse...

Me adiciona no whast zap +393276352271 tem 5 familhas ponsiano que foram pro brasil.

Unknown disse...

Olá! Meu nome é Ana, sou bineta de Matilda Borgo Cardoso, (que faleceu em Urussanga) gostaria de informações sobre a família Borgo, no caso meus tataravós, sei que vieram da região de Bergamo na Italia, ao que tudo indica retornaram pra lá.

Unknown disse...

Somos descendentes da família Guaresi, que saíram de Mantova It., embarcando no porto de Genova no ano 1884, o Sr. Ernesto Michele Guaresi sua Mulher Martina Benatti, seus dois filhos Antonio Anselmo Guaresi com 9 anos e José Guaresi com 7 anos. Desejamos saber em qual navio vieram e qual porto desembarcaram aqui no Brasil.

marcon valdenir disse...

Boa tarde jorge me adiciona no whats +393276352271 podemos comversar melhor.

Unknown disse...

Olá Vanessa ...Busco por informações da Minha Mãe. PONCIANO..
Enviarei email pra ti.

Unknown disse...

Olá.. Tbem busco informações da família PONCIANO
wndelmuti@gmail.com

Unknown disse...

Ponciano. ..Da minha mãe .

Unknown disse...

Vou Chama lo no Wats

Unknown disse...

Busco informações da Família Ponciano , minha mãe nasceu em Crisciuma

Minha Avó assinava Foizer mas foi no R3gistro Goezer.

Informações
wndelmuti@gmail.com

marcon valdenir disse...

Ok pode chamar

Unknown disse...

Preciso descobrir data nascimento de Giuseppe Carminati , casado com Rosa Passera na Italia ( Bergamo) e vindo para o Brasil em 1891 com 04 filhos Alessandro Giuseppe de 09 anos, Tereza Madalena Carminati de 07 anos, Santo Pasquale Carminati de 05 anos e Angelo Carminati de 03 anos. Sairam do porto de Genova em 1891, destino Santos, se instalando em Nova Veneza em 1892.

Onde poderia obter essa informação??

Maria Inez Carminati
Cascavel - PR

Unknown disse...

Boa tarde Maria Inez, eu sei onde o Giuseppe Carminatti nasceu e casou na Itália. Se quiseres podes me chamar via watts 48 999691425 ou via email Bottegaesilvano@gmail.com
Atenciosamente, David

Unknown disse...

boa tarde a todos, primeira vez neste blog, procuro informações da família Salvador, meu
avô Pedro Vicente Salvador nasceu no Mirim-SC em 10/01/1890, tenho certidão de óbito dele e procuro por meu bisavô Vicente Salvador que provavelmente veio da Itália visto que meu avô nasceu em 1890. na arvore genealogica de um amigo aparece Vicenzo Salvador.
se alguem tiver alguma informação.

osvaldo_salvador@yahoo.com.br

(48) 996175391 zap.

Unknown disse...

olá, alguem conhece ou tem informações da família Motta ou Motta em SC?

Unknown disse...

Alguém pode informar de que cidade da Itália vieram a família Roncalli ou Roncaglio?

Unknown disse...

Procuro documentos da família Roncaglio ou Roncalli.

marcon valdenir disse...

Todos os dois sobrenomes sao de grande parte da lombardia cerca de 400 familhas pra saber mais se precisa de nomes das pessoas +393276352271 informacao pode me chamar whats.

Unknown disse...

Olá boa noite meu nome é Alessandra De Souza Luciano estou a procura de meus familiares com o sobrenome LUCIANO as únicas e últimas informações que tive foi que eles moravam em Blumenau SC,tenho as o nome da minha bisavó Maria Engrácia Fagundes e meu Bisavô João Aristides Luciano
Caso alguém saiba algo me chamem no wpp 4197036143 ou no meu e-mail lala_ryan@outlook.com
Obrigada desde já

Aline Stringari disse...

Sandro, sou da mesma família de Matteo Deretti.
Me procure para conversarmos: alinestringari@gmail.com
47 991776220

Unknown disse...

Ola Silvia, procuramos informações de Severino Locatelli, que nasceu em Brembate, provincia de Bergamo.
Nessa cidade possui cartório?
Vc sabe me responder?

marcon valdenir disse...

Na italia nao existe cartorios ou sao registrados na igreja ou na comune

Unknown disse...

Boa noite Tbem procuro informações sobre a família Deluca Vc tem algum documento.

marcon valdenir disse...

bom dia este meu whats zapp +393276352271 me passa mais informacao se tiver.

Unknown disse...

Olá a todos, Stou procurando a história da FAMÍLIA SANTA"ANNA na grande Florianópolis, mais precisamente na atual cidade de palhoça, Stou construindo a árvore genealógica da minha mulher e sei q tb tinham u
A cidadezinha q se chamava COLÔNIA SANT'ANNA....
QUALQUER INFO por favor me avisem
Whatsa 039 3496451993(Alex)ITÁLIA.
Grazie.

Unknown disse...

Sou do sobrenome (adriano) gostaria de saber origens

marcon valdenir disse...

boa tarde a maior comcentracao hoje do sobrenome ADRIANO e no Piemonte (pv) e depois e lazio regiao di Roma. +393276352271 tudo o que precisar sobre cidadania italiana estou a disposicao.

Unknown disse...

Olá! Minha vó era Elisa Umberto seu pai pai veio da Itália com 15 anos gostaria de saber como faço pra ter acesso a maisinformações,grata Marion Silverio Schmitt

marcon valdenir disse...

boa noite com so o nome e dificil se conseguir muinta informacao precisa-se de mais. me adiciona no whats zapp +393276352271 marcon.

Alilian disse...

Boa noite! Procuro informações do sobrenome Vitória ou Victória. Alguns dos irmãos de meu pai tem um ou o outro sobrenome registrado. O nome do meu avô é Antônio Vitória. A minha avó se chamava Ana Trento (sobrenome de solteira). Sei que vieram da região norte da Itália. Minha avó morou primeiramente na região de Nova Trento. Não tenho mais muitas informações pois meu pai e tios estão todos falecidos.

Paula Louis disse...

Bom dia !
Procuro informações sobre minha família.
Meu bisavô Henrique MONEGAGLIA nasceu em Brusque ,14 de janeiro de 1883 mas não encontro os documentos , é o úunico que não encontro, pois já tenho de todos os seus irmãos nascidos aqui no Brasil e Itália.
Vieram para o Brasil, meus tataravós Giovanni (João) MONEGAGLIA e Elisabetta STELT ou STETZEL Monegaglia em 1875 , não encontrei o navio nem porto.
São originários de CALLIANO - TRENTO e PADOVA.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Paula
paulalouis@gmail.com

marcon valdenir disse...

boa tarde paula se o RICCARDO ILARIO nasceu na italia eles nao chegaram no brasil em 1875 e sim depois do nascimento que foi 1882 do riccardo na italia.

Andressa disse...

Procuro informações sobre a Família Luciano de Luiz Alves, Luciano Luciani

marcon valdenir disse...

Andressa so com o nome e dificil precisa_se saber pelo menos datas filiacao etc... pode me chamar no whats +393276352271 marcon.

Wanderley disse...

Olá, estou procurando o nome do meu trisavô, pois so sei o nome do meu bisavô que é Domingos Adami, meu e-mail é vandeadami@gmail.com

Unknown disse...

Olá Jonas.
Sou Valentim, o que você precisa saber?

Unknown disse...

Morei em Urussanga e lá tinham bastante Deluca

cintiarosa disse...

Olá, busco informações sobre os sobrenomes Tirloni, dognini (dohnini) e Steffen.
Se alguém puder ajudar, favor entrar em contato pelo email: cintia_rosa_@hotmail.com

Obrigada

Doris Wolff disse...

Olá. Estou atrás da certidão do meu avô JOSE MARCELLINO STUCCHI que nasceu no dia 26/09/1889 em Orleans SC. Descobri que tem um "buraco" de anos no cartorio Santa Otilia e segundo me informaram, devido a uma grande enchente, perderam-se alguns registros de nascimentos dos anos de 1888 a 1889 ( registros onde deveria fazer parte,a certidão do meu avô). Se não existe mais essa certidão, PERGUNTO: que outro local poderia conseguir? a empresa de mineração solicitava certidão de nascimento ou apenas carteira de trabalho? Será que algum orgão exigia como comprovante certidão de nascimento? Existe a possibilidade de recriar uma certidão que foi perdida, que não existe mais? Estou precisando muito de ajuda. Se alguem tiver alguma "luz" para me dar, agradeço enormemente. Obrigada. Doris. Meu email é dswolff.adv@gmail.com e doriswolfff@hotmail.com (é com 3 "f"s mesmo).

marcon valdenir disse...

boa noite trabalho com buscas de documentos de imigrantes para o reconhecimento da cidadania tanto no brasil como na italia se alguem se interressa este meu contato whats zapp. +393276352271 desde ja agradeco.

Silvia budal disse...

Procure no site nati in Trentino eu encontrei alguns nomes ali.

Silvia budal disse...

Na certidão do Domingos Adami não consta? Se você ainda não tem a certidão dele pode conseguir com a curia de Florianópolis, no site tem um celular e te respondem rápido pelo whats se consta o tal documento. Se ele nasceu na Itália o nome seria Domenico Adami e eu encontrei um Domenico Angelo Adami 19/07/1864 Besenello um outro Emilio Domenico Adami 07/05/1873 veja a data de nascimento do teu bisavô para continuar pesquisando sobre trisavô

Silvia budal disse...

Recado para quem procura documentos, quando pedirem ajuda escrevam o máximo de informações já obtidas, eu tento ajudar algumas pessoas mas vejo sempre a mesma frase : procuro informação sobre a família Silva, sendo mais específicos é mais fácil ajudar. A curia de Florianópolis tem muita coisa digitalizada, eles te informam por telefone ou e-mail se possuem e para te enviar custa 30,00 reais. A região de Trento já digitalizou tudo entrem no site Nati in Trentino vocês irão encontrar a certidão com certeza. Quase todos os comunes mandam a certidão sem custo, só o
Selo. Ciao

Clínica Nosso Dia a Dia disse...

ola,procuro informações da familia constantino que vieram para laguna sc,meus trisavós sao leandro jose constantino e maria ana conceição, provavelmente seus pais, meus quartos vos era italianos.
grato

Fernando Constantino

fernandoangelo.constantino@gmai.com

Unknown disse...

Oi gostaria de saber se alguém tem alguma informação da família castagneti

Ativa Contabilidade disse...

Olá Boa Noite. Alguém tem algumas informação da Família Mariano ?? Por favor se alguém tiver entre em contato Joycemare@gmail.com

Paula Louis disse...

Obrigada Nego Marcon !

Criador de rádios disse...

Voce tem algo sobre a Familia Mattei.
Se tiver pode me mandar por email?
wandersonmattei@gmail.com

Criador de rádios disse...

Catarina conseguiu algo sobre os Mattei?
Estou procurando tambem quero saber sobre Luiz Mattei ou Luigi Mattei

Criador de rádios disse...

Estou a procura da Família Mattei

Criador de rádios disse...

Silvia eu so tenho o nome do meu bisavô Luiz Mattei veio da Itália nao sei se ele mudou de nome pois na italia Luiz é Luigi. Meu avo e Enersto Mattei
Se tiver informações envia para meu email wandersonmattei@gmail.com

Criador de rádios disse...

Procuro sobre a Familia Mattei
Luigi ou Luiz Mattei.
Meu pai está velhinho e nao lembra direito das coisas e disse que meu bisavô é Luiz, meu avo é Ernesto Mattei

marcon valdenir disse...

Wanderson eu trabalho com pesquisa e busca de documentos eu tenho algumas familias MATTEI no meu banco de dados se te interresa pode me adicionar no whats +393276352271-

Rafaela Machado Rosa disse...

Olá,
há um ano pesquiso minha origem e monto minha árvore geneálógica.
Sou de Itajaí SC e descobri que meu parente italiano morou em 3 lugares em sc:
Brusque ( provavelmente onde entrou), Itajaí e Camboriú. Chegou ao brasil antes de 1877 e nasceu em 1847.
Ele se chama Giacomo Rossi ( Jacob Rossi) filho de Aloysia Adorni e Francisco Rossi e foi casado com Maria Saccani filha de Giovanni Saccani e Primitiva Villani. Teve cinco filhas
Aloysia Rossi ( Luiza Rossi) que foi casada com William Frank, foram morar no Rio de Janeiro, Ernesta Rossi casou-se com Thome Eleuterio dos Santos, Anna Emilia Rossi casou-se com Agostinho Bento da Rocha, Izabel Seccone Rossi, e Elisabeth Rossi casou-se com Hanz Hottolf foram morar na Alemanha. Entre 1887 e 1892 sua mulher Maria Saccani faleceu e Giacomo casou-se com a segunda esposa Izabel Rosa de Jesus em 1895 e teve mais quatro filhos Francisco Rossi, Ottlia Jacob Rossi , Bernadino, e Paulina de Jesus Rossi. Tenho relação de todos os filhos de cada filha do Italiano com as duas esposas. Caso você seja descendente de qualquer deles entre em contato comigo> rafaelarosa8@gmail.com

Clínica Nosso Dia a Dia disse...

ola,procuro informações da familia constantino que vieram para laguna sc,meus trisavós sao leandro jose constantino e maria ana conceição, provavelmente seus pais, meus quartos vos era italianos.
grato

Fernando Constantino

meu email e

fernandoangelo.constantino@gmail.com
e meu whatsapp e
47-99284-8716

Doris Wolff disse...

Olá pessoal, faz muito tempo que busco minhas raízes e não tinha nada:nomes corretos dos bisavós,local de nascimento,certidoes de nascimento, batismo, casamento,obito....hoje tenho praticamente tudo pesquisando no site familysearch.org e no antenati(é só colocar no Google q acham eles). O familysearch é o site com maior quantidade de registros disponiveis do mundo totalmente grátis.Fantastico mesmo. Depois vc tem que ir num centro de história da família para ter acesso aos outros milhões de arquivos internos.Essa parte da pesquisa tem que ir pessoalmente e não precisa ser da igreja...você vai como pesquisador...estou nessa fase agora pq tem registro no site que possue um cadeado e só eles podem liberar(por isso tem q ser pessoalmente).Procure em sua cidade os locais.O próprio site direciona vc para o mapa mundi e é só clicar no lugar do seu país,estado,cidade que vc acha um centro de história da família. Boa sorte a todos e quer ajuda podem me escrever doriswolfff@hotmail.com (com 3 "f"s mesmo) ou whatts 48 999803030

Unknown disse...

Olá ,procuro por informações da minha bisavó Rosa America Stella ,sei que era de origem Italiana alguém pode me ajudar Por favor

marcon valdenir disse...

vc que procura informacao sobre a ROSA AMERICA STELLA so com o nome e dificil saber alguma coisa precisa-se pais datas de nascimento ou de obito. alguma informacao a mais. +393276352271 meu whats .

Unknown disse...

Ola pessoal,para quem esta procurando informações sobre os imigrantes italianos que se instalaram em Nova Trento em Santa Catarina,e sou acessar o site www.riodoscedros.SC.gov.br.Neste site tem as listas de mais de 20 familias e seus nomes corretos,alias a quem interessar acabei de descobrir que os Dalagnelo ou Donagnelo na verdade são Dall'Ognollo e o patriarca era Elia Dall'Ognolo que chegou em maio de 1875 e foi chamado de Imigrantes de Pomerano,pq se estabeleceu juntamente com outros Trentinos em Pomerano Central em Rio dos Cedros.

Ronaldo Teixeira disse...

Olá, procuro informações sobre a Familia Ermani, vieram da Itália entre 1898 e 1900 para a região de Criciúma-SC, consegui algumas certidões, porém nelas não constam de que comuna são oriundos, ou em qual navio vieram. Se alguém tiver alguma informação a respeito para compartilhar, ficarei muito grato.
Contato: Ronaldo
E-mail: ramancioteixeira@gmail.com

Ronaldo Teixeira disse...

Olá, procuro informações sobre a Familia Ermani, vieram da Itália entre 1898 e 1900 para a região de Criciúma-SC, consegui algumas certidões, porém nelas não constam de que comuna são oriundos, ou em qual navio vieram. Se alguém tiver alguma informação a respeito para compartilhar, ficarei muito grato.
Contato: Ronaldo
E-mail: ramancioteixeira@gmail.com

marcon valdenir disse...

Boa noite Ronaldo eu moro na italia e trabalho com pesquisa e busca de certidoes para o reconhecimento da cidadania. este meu whats +393276352271 preciso de mais informacoes os nomes

Unknown disse...

Alguém tem informações da familia Possamai. Especificamente Paolina Possamai, mais tarde Correa, mãe de Otilia Correa, mais tarde Martins.
kitsune021@hotmail.com

Unknown disse...

Procuro por informações de meus bisavós AUGUSTO Furlaneto/fulaneto casado com gesuina Liberata/Liberato.
Tatatavos: Benigno Furlaneto e Rosa Bocelli e Sperandio Liberato/Liberata
E Gioconda vendamin ou Venturini.
Email: rosemrsoares@gmail.com

marcon valdenir disse...

Rose sou pesquisador mas so com nomes sem datas e dificil de encontrar alguma coisa sobre as pessoas que vc procura este e meu numero de telefone whats zap +393276352271 so adicionar dai podemos conversar mais sobre isso.

Rodoval Motta Espezim neto disse...

Procuro informações sobre meu antepassado Francisco nicodemio motto Espezim, Casou em desterro em 1849 Com tiburcia motto Espezim ela faleceu em 1909 em Florianópolis . procuro o óbito dele seu falecimento entre 1872 a 1882 . moravam no Distrito do saco dos limões e frequentavam a igreja da Trindade .

Unknown disse...

Olá procuro informações sobre a família Menegaz sou bisneto de Gervásio Menegaz.

marcon valdenir disse...

MENEGAZ sobrenome Veneto da regiao de Belluno, Treviso Vicenza. mas pra saber de seu antenato precisa-se de datas pelo menos do falecimento. +393276352271 me adiciona sou pesquisador faço este trabalho de buscas.

Unknown disse...

Olá boa tarde!
Me chamo Fabiana Aparecida Luciano
Tenho cidadania italiana reconhecida através do meu bisavô Francesco Luciano
Eles se estabeleceram na região de Campinas SP.. seu eu puder ajudar em algo meu melhor email é:
luizfilho333@gmail.com

Unknown disse...

Olá boa noite estou a procurar de informações os meus dois quarto avós vieram da Itália família Timóteo e família Plácido não estou conseguindo encontrar preciso muito de ajuda obrigado ...

Unknown disse...

Meu email é marleneplacido5@gmail.com
Obrigado

Unknown disse...

A família Plácido e família Timóteo vieram da Itália para SC meus fone 4899270845 ZAP atenciosamente marlene ... Obrigado

Ju disse...

Olá boa noite, alguem com informacoes sobre o sobrenome Fantoni em Santa Catarina(Gaspar,Brusque, Itajai e Rio do Sul).Nao sei de onde vieram na Italia, tenho informacoes so do nome do meu bisavÔ Bortolo Fantoni e era casado com Mariana oliveira Fantoni
Obrigada

Unknown disse...

Busco informações sobre meus bisavô e bisavó regiao de tubarao SC Luis de Pieri e Angelina Deluca origem das familias

marcon valdenir disse...

Se vc fornecer mais informacoes sobre o Luis de Pieri , como o nome dos pais etc... +393276352271 meu whats zap.

Unknown disse...

Gostaria muito de saber sobre meus avós única coisa que sei é que o pai do pai se chamava jerônimo_camillo e a mãe Maria werke Camillo, se alguém puder me ajudar agradeço

marcon valdenir disse...

bom dia eu tenho informacao de JERONIMO se este que vc procura viveu em concordia sc. meu whats zapp +393276352271 adiciona assim nao acresenta nada .

Unknown disse...

Gostaria de informações sobre Manoel Luciano, casado com Maria Teodora Kowalski Luciano, morava em Lauro Muller, depois Laguna-SC.

Unknown disse...

Maria ingracia fagundes era minha avó, e o sr joaoarestides luciano meu avô mas infelizmente não os conheci...

Unknown disse...

Precisaria saber sobre familia Mattei sou bisneto de vitorio mattei mas nao sei o nome de meu bisavo se poder me ateder eu agradeço

marcon valdenir disse...

BOM dia me chame no whats zapp +393276352271 tenho informacao sobre a familia MATTEI.

Mattei disse...

Tem mais alguma informação além do nome Vitório Mattei? Se tiver posso tentar ajudar.

Mariana disse...

Boa noite, procuro informações sobre a família FERMIANO... Talvez fossem de Curitibanos

Josy Busnardo disse...

Olá meu nome é Josy, e estou procurando documentos de meu vô Egydio Barbi e Bisavô Constantino (ou Celestino) Barbi... não sei exatamente qual dos dois veio da Itália... só sei que se instalaram em Barracão ( Brusque ou Gaspar ). Mas na certidão de nascimento do meu pai não consta datas, e nem de que região vieram... E preciso dos registros corretos pra dar entrada no processo de cidadania Italiana...se alguém tiver informações sobre a chegada da família Barbi no Barracão ( Brusque ou Gaspar ), eu agradeço 🙏

Doris Wolff disse...

Ola Josy. Vc deve buscar no site familysesrch.org . Faz o cadastro q é rapido e de graça. Procure "todas as colecoes" que vai abrir um leque de informacoes en varios paises.Clique eu Europa Ocidental e depois Italia. Lá vc coloca o nome e sobrenome de quem procura.
Dica: peça a seus familiares as certidoes de nasvimento, casamento, obito. Em alguma certidao vc encontrara o nome de seus bisavos e trisavos. Tb no proprio site, vc pode ir em "America Latina" , Brasil e procurar as certidoes dos parentes brasileiros. Dá um pouco de trabalho mas alguma coisa vc achara de certeza.abcs e boa sorte

Doris Wolff disse...

Josy escrevi errado: o site é familysearch.org

.. disse...

Olá gostaria de saber informações sobre “Giuseppe Luzzoli” descobri que ele nasceu em “Comune Casalbuttano, na Província Cremona”, na Itália na data de “29 de setembro de 1866”; a família Luçolli ou Luzzolli viveu em Luiz Alves consegui montar minha árvore genealógica até o Giuseppe que veio pro Brasil como imigrante mas gostaria de saber sobre os pais dele...

Contato 04799165816

Unknown disse...

Gostaria de informações sobre Manoel Luciano, casado com Maria Teodora Kowalski Luciano, morava em Lauro Muller, depois Laguna-SC. Meu whatsapp (48) 99979-8581

Unknown disse...

Olá! Tentei adicionar este número no WhatsApp mas não consegui... tem algum email ou alguma outra forma de contato? Eu também fiz minha árvore genealógica e Giuseppe Luzzoli é meu trisavo...

geisi disse...

Minha família é Luciano
geisi.santos.luciano@gmail.com

geisi disse...

Meu sobrenome é Luciano .
geisi.santos.luciano@gmail.com tenho um tio Manoel luciano.
Tenho 10 tios com sobrenome Luciano
Antônio
José.....e assim vai

geisi disse...

Minha família é sobrenome Luciano.
geisi.santos.luciano@gmail.com

Unknown disse...

Olá, consegue identificar se tem alguma ligação com Maria Pagno, morava em Iomere SC

marcon valdenir disse...

Bom dia so com o nome assim e dificil saber alguma informacao me chama no whats +393276352271

Fatti a Roma disse...

A respeito da familia Luzzoli de Casalbuttano ed Uniti - Cremona. No site Antenati consta alguns registros de nascimento de Rosa Luzzoli 1871, Maria Luzzoli 1866 e Morte de Luigi Luzzoli 1870. Nenhum registro anterior a 1866.

no site familysearch ha muita informação.

Doris Wolff disse...

Bom dia. Conheci uma família Mattei em Rio Pinheiros do lado de Orleans, Santa Catarina. Essa familia tem montada a arvore genealogica e respiram o italiano rs meu email é doriswolfff@hotmail.com (é com 3 "f" mesmo. Se precisar algo estamos as ordrns. Abcos