domingo, novembro 18, 2007

Consumo de drogas no Brasil

O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores. As conclusões estão em um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime.
Segundo o estudo, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005 - o que corresponde a 860 mil pessoas de 15 a 64 anos. Os estados do Sul e Sudeste são os que concentram maiores índices de consumidores.
O uso crescente da droga no Brasil elevou os índices da América Latina. O percentual da população dessa região que diz ter consumido cocaína ao menos uma vez na vida passou de 2,3% para 2,9%, no mesmo intervalo.
Enquanto o consumo brasileiro aumentou, a produção de cocaína na América Latina sofreu uma queda de 2% entre 2005 e 2006, embora os números por país não sejam homogêneos. O cultivo de coca na Colômbia caiu 9%, mas aumentou 8% na Bolívia e 7% no Peru.
Mas foi o consumo de maconha o que mais cresceu no Brasil. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Por outro lado, a ONU indica que o número de consumidores de maconha no mundo caiu de 162 milhões, em 2004, para 159 milhões, em 2005.
Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a 0,7% dos brasileiros, e de ecstasy, consumido por 0,2% da população.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 62% dos consumidores declarados de drogas no Brasil são da classe A, cuja renda familiar chega a 25 salários mínimos por mês (mais de R$ 9 mil). O estudo mostra ainda que 85% dos usuários são brancos, grupo que compõe 53% da população total brasileira.
A pesquisa da FGV levou em conta quatro tipos de droga: maconha, cigarros de maconha, lança-perfume e cocaína. O gasto médio dos usuários é de R$ 45,77 por mês.
Segundo os dados coletados, os usuários de drogas têm entre 10 e 29 anos e 99% são do sexo masculino. Mostra também que 30% dos que consomem drogas freqüentam a universidade, mas a maioria (54%) dos usuários declarados de drogas, no entanto, cursa o Ensino Médio.
A pesquisa foi divulgada em meio à polêmica que o filme “Tropa de Elite” causou no país. O filme mostra a relação dos consumidores de drogas com a polícia e o perfil dessas pessoas na cidade do Rio de Janeiro, conhecida mundialmente tanto por sua beleza natural, como pela violência que existe provocada pelo tráfico de drogas.
Diante da gravidade do quadro, o assunto vem recebendo tratamento de alta prioridade pelo governo federal, dentro do princípio do compartilhamento das responsabilidades com os governos estaduais e municipais, setor produtivo e sociedade civil.
O Brasil entende que a Política Nacional Antidrogas responde aos anseios da sociedade brasileira e que sua implementação, certamente, conduzirá o país a uma nova realidade - de melhor qualidade de vida, maior segurança e mais saúde. Mas entende, também, que para alcançar essa nova realidade é preciso que esta sociedade esteja conscientizada, mobilizada e preparada para dizer não às drogas, atuando em conjunto em prol da redução da demanda.


Fontes: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL58880-5598,00.html http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI573448-EI306,00.html



Nenhum comentário: