quinta-feira, novembro 29, 2007

A Indústria no Brasil

Para o Brasil tornar-se industrializado, foi preciso percorrer um longo caminho.
Durante a maior parte do período colonial (1500-1822), era praticamente proibida a instalações de estabelecimentos comerciais e industriais na colônia, principalmente até 1808, data da vinda da família real ao Brasil, porque os produtos fabricados aqui concorreriam com os da metrópole portuguesa.
A crise mundial de1929 afetou a economia brasileira, que até então se baseava na produção e na exportação de café. Com essa crise uma parcela razoável do capital cafeeiro foi reinvestida em atividades urbanas, como a produção de alimentos e tecidos.
A localização das indústrias no Brasil seguido os padrões comuns a essa atividade em todo o mundo. Em um primeiro momento, houve marcante concentração das indústrias em determinada região para mais tarde acontecer exatamente o oposto: as empresas estão fugindo dos locais muito industrializados, em um processo que chamamos de dispersão industrial.
A indústria brasileira começou a se concentrar no estado de São Paulo no período que vai de1907 a 1920, São Paulo participava com mais de 30%do número de indústrias do país.
No fim da década de 1980, já eram nítidos os sinais da dispersão industrial no Brasil. Esse processo passou a ocorrer em duas escalas:
· No território brasileiro (escala nacional), buscando se expandir para outras regiões;
· Na região Sudeste (escala regional), procurando fugir de áreas já muito industrializadas.
No primeiro caso, planos do governo federal procurando instalar pólos industriais em outras regiões, como norte e o nordeste.
No segundo caso, a dispersão das indústrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo. As empresas estão fugindo da poluição, dos altos presos dos terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que ofereçam, entre outras facilidades, uma excelente qualidade e vida para seus funcionários. Outras vantagens são boa estrutura de transporte, mão-de-obra barata e mercado consumidor. Muitas dessas cidades possuem centros de pesquisas e universidades que permitem a instalação de tecnopolos.
Na Região Sudeste, mesmo diminuindo a importância da indústria no conjunto de suas atividades econômicas, em virtude dos incentivos fiscais oferecidos principalmente pelas regiões Sul e Nordeste, o Sudeste permanece como a região mais industrializada do Brasil, tendo como destaque o triângulo formado pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
São Paulo possui todos os ramos industriais, como os bens de consumo não duráveis (alimentos, bebidas, vestuário, materiais de higiene, etc...), de consumo duráveis (avião, automóveis, eletrodomésticos, entre outros), industriais de base ou de bens de produção (metalúrgica, siderurgia, cimento).
O Rio de Janeiro esta entre os quatro estados mais industrializados do Brasil e o segundo em crescimento da produção industrial.
Em Minas Gerais, a instalação da Fiat e da Mercedes-benz, atraiu outras empresas, principalmente de autopeças. O estado é o segundo mais industrializado do Brasil,seus principais ramos industriais são: metalúrgico,químico mecânico,extrativismo mineral e alimentício.
No Espírito Santo, a produção capixaba foi a que mais cresceu em 2003. Entretanto, O Espírito Santo é o estado menos industrializado do Sudeste. O principal ramo industrial é o metalúrgico.
A região Sul conheceu um processo de industrialização bem característico: a atividade industrial nasceu com pequenas indústrias, baseada em matérias primas agropecuárias e era dirigida para o Mercado regional, só mais tarde atingiu o Mercado nacional.
O Rio Grande do Sul esta entre os quatro estados mais industrializados do país, possui o parque industrial mais industrializado do país, possui o parque industrial mais dinâmico e diversificado do Sul. Os principais ramos industriais são: alimentício, de couro, de calçados, petroquimico, automobilístico, tabagista e da construção civil.
No Paraná, a região metropolitana de Curitiba formou-se como o território pólo automobilismo brasileiro, empressas transnacionais, como a Audi, Volkswagen, Renault, Volvo e Chysler, geraram milhares de novos empregos para o estado.
Em Santa Catarina, o Vale do Itajaí com indústrias têxteis e de cristais e a principal área industrial. No entanto a diversos pólos industriais: Joinvile(cerâmica), Concórdia(frigoríficos).
A participação no nordeste, apesar de ser apenas a terceira região no total da produção nacional, tem apresentado um crescimento maior que as demais regiões brasileiras, em conseqüência de incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal e de empresários estrangeiros.
Na Bahia, a região metropolitana é Salvador. Destacam-se industrias de bens de consumo duráveis, Braskem e as restantes pólos são quase todas petroquímicas.
Em Pernambuco, a maior parte dos estabelecimentos industriais do estado esta na região metropolitana do Recife, onde são encontradas indústrias alimentícias, material elétrico, de comunicações, metalúrgica e de bens de consumo durava, em geral.
O Ceara vem apresentando um forte crescimento nos setores de calçados me têxteis.
Região Norte, os únicos estados industrializados é o Amazonas e o Para. No Amazonas as industrias que se destacam são: equipamentos de comunicação, material eletrônico, motocicletas e relógios de pulso e no Para as industrias que se destacam é as industrias extrativistas e de madeira.
A Região Centro-Oeste, O estado mais industrializado é Goiás, depois o Distrito Federal, Mato Grosso do sul.
O Brasil o caiu sete posições no ranking dos paises mais bem sucedidos na industrialização. O estudo, publicado pelo quarto ano consecutivo, avaliou 104 paises.
O Brasil passou de 39º para o 46º lugar no período de 2004-2005, ficando atrás do Chile que ficou em 35º. A Argentina caiu 26 posições,ficando em 76º e o México em 60º.

Bibliografia

MARIANA, LÚCIA E TÉRCIO, Geografia geral e geografia do Brasil 1ªed. São Paulo, São Paulo, editora Ática. 2007.

7 comentários:

Unknown disse...

Ele e muito grande + emuito bom para a pesquisa q eu estou fazendo...
eu tive q copiar tudo + eu resumi...com a ajuda da minha mae resumi...

Unknown disse...

Material muito útil. Continuem com esse louvável trabalho!

DENIS RICARDO disse...

Muito bom este material. Otima fonte para pesquisa.

Unknown disse...

esse material mim ajudou muito, se Deus quizer vou fazer uma boa prova (yn) Obrigado Pessoal :)

NopNopSayNopNop disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Mcqueen disse...

Uma beleza,valeu me ajudou muito,porque era o que eu realmente procurava!

Paola Belieber Swaggy disse...

nossa esse naterialbom é muito bom meu trabalho vai ficar ótimo obrigada