quinta-feira, novembro 29, 2007

A política ambiental brasileira

A POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA


Nas últimas décadas vem crescendo, em escala mundial, a preocupação com a preservação ambiental, tanto por porte da sociedade civil quanto dos governos e das empresas. É cada vez maior o números de pessoas que se preocupam em evitar o desperdício no consumo, diminuir a produção de lixo, economizar água e energia, promover separação de lixo reciclável, etc. Em conjunto, essas atividades melhoram a qualidade de vida de todos.
A política ambiental brasileira começou a se desenvolver no final da década de 1930, quando o estado começou a se preocupar com a exploração dos recursos naturais existentes no país, começando então criar unidades de concervação.
Mas na década de 1950, a política ambiental foi deixada um pouco de lado, pois todo o custo do projeto ambiental foi para a industrialização do país.
No final da década de 1970 os movimentos ambientais começaram a se manifestar, pois um alto grau de degradação começou a abalar a meio ambiente, tanto à poluição do ar, da água e do solo, também começaram grandes desmatamentos e queimados excessivas.
Devido a essas manifestações o país criou uma nova legislação ambiental, que faz parte da constituição federal.
Considerada uma das legislações ambientais mais avançadas do mundo, reúne leis, em que se destacam não só os direitos e deveres do cidadão, e das empresas, mas também as normas para o uso dos recursos naturais, como solo, água e minerais.
A legislação ambiental brasileira prevê punições rigorosas, que vão desde prisão até pagamento de multas milionárias aos responsáveis por atividades ou ações consideradas crime ambiental.
Outro destaque importante da legislação ambiental brasileira diz respeito às condições necessárias para que a união dos estados e municípios possam criar novas unidades de concervação.
A criação dessas áreas é uma das maneiras de proteger o patrimônio natural e cultural, além de favorecer o melhor conhecimento dos ecossistemas para que sejam protegidos.
No Brasil, as unidades de concervação podem ser criadas pelos governos federal, estadual e municipal. Essas unidades são definidas como áreas que possuem características naturais relevantes e cujos ecossistemas necessitam de proteção e de conservação.
As unidades de conservação podem ser divididas nas seguintes classes:
Parques nacionais – onde sua área possui características excepcionais que pode servir a fins científicos, educacionais e de lazer.
Reserva ecológica – área para a proteção e a manutenção das florestas e de outros tipos de vegetação natural, visando sua conservação permanente.
Estação ecológica – área representativa que ainda possui ecossistemas nativos. Destina-se á realização de pesquisas básicas aplicadas à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
Reserva biológica – área criada para abrigar espécies da fauna e flora com importante significado cientifico. A presença humana só permitida para realização de estudos, educação cientifica e monitoramento ambiental.
Áreas de proteção ambiental – áreas submetidas ao planejamento e à gestão ambiental. Destinam-se à compatibilização de atividades humanas com a proteção da fauna,da flora e da qualidade de vida da população local. Caracterizam-se como uma nova forma de defesa da natureza, sendo estabelecidas tanto em áreas públicas como em particulares, podendo englobar núcleos urbanos. Em algumas delas é permitido o desenvolvimento de atividades econômicas.
A política ambiental brasileira foi criada na intenção de proteger as áreas nativas de fauna e flora no intuito de protegelas e conservalas para que não sejam extintas e para que todas as gerações possam conhecelas, além de multar ou prender quem faça algum mal para todas as áreas ambientais protegidas.
FONTE: globalização, Tecnologia e meio ambiente pg. 314.
Impactos Ambientais Urbanos pg. 511

DAIANA FRANCISCA MAGRO 3.210




8 comentários:

Unknown disse...

Eu Giovana gosto muito desse país onde eu vivo desde quando eu estava na barriga da minha mãe na cidade de Sapucaia Do Sul na rua Dr. Lauro Dondones Nº507

Unknown disse...

Eu Giovana gosto muito desse país onde eu vivo desde quando eu estava na barriga da minha mãe na cidade de Sapucaia Do Sul na rua Dr. Lauro Dondones Nº507

Unknown disse...

Adoro essa riqueza da fauna e da flora presentes aqui nessa Pátria maravilhosa chamada Brasil ��������

Unknown disse...

Adoro essa riqueza da fauna e da flora presentes aqui nessa Pátria maravilhosa chamada Brasil ��������

Unknown disse...

Adoro essa riqueza da fauna e da flora presentes aqui nessa Pátria maravilhosa chamada Brasil ��������

Flora disse...

Bom texto, mas atenção quanto aos erros de português.

Unknown disse...

Ótimo texto Parabéns, somente reveja os erros de português para na próxima ter mais cuidado e fazer tudo corretamente, mas tirando isso tá um ótimo texto novamente Parabéns. ...

Unknown disse...

um ótimo texto para se espirra