quinta-feira, novembro 29, 2007

Fontes de energia

AS FONTES DE ENERGIA

A enorme participação das fontes não-renováveis na oferta mundial de energia coloca o mundo no desafio de buscar fontes alternativas.

O SOL
O aproveitamento dessa energia oferece grandes vantagens: não polui, é renovável e existe em abundância. Entretanto esta apenas em fase inicial de desenvolvimento tecnológico, e não é viável economicamente.
A geração de energia elétrica tendo o sol como fonte pode ser obtida de forma direta ou indireta.

O ALCOOL
O álcool é produzido principalmente de cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como fonte de energia, pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos, ou para produzir energia elétrica.
Como combustível para automóveis, o álcool tem a vantagem de ser uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina, além de ter facilitado no caso brasileiro, o desenvolvimento de uma tecnologia nacional de produção de motores.

O CALOR DA TERRA
Outra fonte de energia é representada pelas centrais geotérmicas, que transformam o calor da terra em fonte de energia.
A principal vantagem da energia geotérmica é a escala de exploração, que pode ser adequada as necessidades, permitindo o desenvolvimento em etapas, a medida que aumenta a demanda.
Uma vez concluída a instalação, os seus custos de operação são baixos.
Já existem algumas dessas centrais encravadas em zonas de vulcanismo, onde a água quente e o vapor afloram a superfície e se encontram a pequena profundidade.

ENERGIA EÓLICA
Como o sol e a água, o vento também é um recurso energético abundante na natureza.
Quando intenso e regular, pode ser utilizado para produzir energia a presos relativamente competitivos.
A tecnologia atualmente empregada na construção dos cata-ventos que gera eletricidade é bastante sofisticada e consegue explorar a força dos ventos que sopram a mais de 10 metros pos segundo.

BIOGÁS

O biogás, constituído principalmente pelo gás metano, é obtido a partir de reações anaeróbicas (sem oxigênio), da matéria orgânica existente no lixo, que é depositado em aterros sanitários energéticos. Ele tem sido utilizado para gerar gás combustível de uso doméstico ou combustível de veículos.
O biogás também pode ser obtido por meio de aparelhos chamados biodigestores.





MATRIZ ENERGÉTICA

A utilização de uma fonte de energia de combustível, como o álcool, reduz a dependência externa do petróleo e ainda é renovável e menos poluidora.
A atual matriz energética brasileira resulta das políticas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização.

Nenhum comentário: